Investindo constantemente em design, a fábrica têxtil apresenta nova coleção de redes, mantas, almofadas e peseiras no mês de fevereiro em dois importantes eventos em São Paulo: a ABCasa, conceituada como a maior feira do setor de decoração da América Latina e a Têxtil & Home ABUP, organizada pela Associação Brasileira das Empresas de Utilidades e Presentes.
Atenta ao mercado de decoração sustentável que busca produtos esteticamente desejáveis de fontes éticas, a Santa Luzia Redes e Decoração revela novas tramas e texturas que alinham as possibilidades do fazer artesanal ao processo industrial. Os fios de algodão reciclado e de algodão colorido natural e orgânico foram entrelaçados de forma a apresentarem texturas em alto relevo.
“São tecidos artesanais complexos, que resultam em produtos sofisticados, mas com processo produtivo ágil para garantir preços acessíveis ao mercado, sobretudo para os lojistas, que são nossos maiores distribuidores”, explica Armando Dantas, diretor executivo da empresa têxtil.
Para Romero Sousa, da consultoria para o design e para a estética dos novos produtos, a coleção foi desafiadora. “Desenvolvemos peças que apresentam um Brasil ‘com z’, ou seja, uma oferta também adequada para a exportação que absorve grande parte da produção”, disse. Tudo isso com apenas duas matérias-primas: fios de algodão colorido natural e orgânico e fios reciclados de algodão com PET.
Para cumprir a meta e desenvolver produtos sem perder o DNA da empresa — que têm a responsabilidade social de incluir o artesanato — ele contou com os experientes tecelões na fábrica, além das artesãs e costureiras que fazem o acabamento das peças.
O desenvolvimento tem início a partir da alta demanda do tecido Tambaba, já tradicional da empresa, cuja técnica pode ser confundida com Jacquard. A trama realizada em tear simples exige capacidade técnica porque o tear mecânico, ao contrário do Jacquard, não foi criado para este fim. “A principal dificuldade do tecelão é com lidar com tamanhos diferentes nas geometrias que aparecem no relevo. Cada desenho tem um enliçamento e batimento de agulha diferente”, explica.
A cores intensas são predominantes na coleção, mas há também produtos de tons neutras para os que preferem uma decoração minimalista. As peças em algodão colorido natural e orgânico da Paraíba tem tons terrosos. O algodão natural, que já nasce colorido, é certificado e produzido no sistema de agricultura familiar em parceria com assentamentos rurais, em Arranjos Produtivos Locais.
AbCasa Fair – 11 a 15 de fevereiro
Expo Center Norte
Rua José Bernardo Pinto, 333 Vila Guilherme – São Paulo/SP
9ª Têxtil e Home – 14 a 17 de fevereiro
São Paulo Expo Ehxibition e Convention Center
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo/SP