A semana mais importante do Design no Brasil, a DW! Semana de Design de São Paulo realizada de 08 a 14 de novembro, teve entre sua programação a mostra Design Oriundi que reuniu criações de 21 designers e empresas nacionais e, entre elas, a Santa Luzia Redes e Decoração.
O projeto realizado pela curadora e consultora internacional Joice Joppert, CEO da Objeto Brasil, teve como base as origens do design brasileiro e permaneceu em exposição até 22 de novembro. As peças foram ambientadas na By Kamy e na Idália situadas na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, no Jardim América, área da capital paulista reconhecida como referência produção de consumo de luxo e de produtos de design contemporâneo.
Para a curadora, as redes de dormir e redes do tipo cadeira da Santa Luzia Redes e Decoração ganharam destaque na mostra por reavivarem memórias afetivas, além de despertar o olhar do público para a beleza do trabalho artesanal.
“É uma empresa que há três décadas se dedica às questões de sustentabilidade, preservação ambiental e desenvolvimento sócio econômico. Além dos detalhes feitos à mão, os fios do tecido das redes são compostos de algodão natural, sem aditivos ou corantes. O algodão colorido natural orgânico que já nasce nos tons bege e marrom é produzido sem cultura irrigada e a economia de água nesse processo produtivo é bastante elevada”, comenta Joice.
Para a especialista, o Design – importante setor da Economia Criativa – atua na sustentabilidade econômica, social e ambiental do país, além de promover a valorização de produtos e serviços de forma tangível e intangível. Ou seja, o design dissemina para além da forma e função, conceitos de cidadania que ajudam a promover o desenvolvimento através da geração de renda, qualidade de vida e investimentos. “A DW! é uma ótima oportunidade de refletirmos sobre tudo isso”, ressaltou.
Mostra também aborda influência dos imigrantes no design brasileiro
O projeto de exposição teve como pesquisa os fluxos migratórios e a influência dos italianos, árabes, japoneses, portugueses, espanhóis, judeus e outros povos na formação do design produzido no Brasil. Como resultado, foram reunidas peças da Araucari, Guto Requena, Nao Yuasa, Guilherme Wentz e Pedro Petry, entre outros. “Todos os designers envolvidos na mostra trazem a carga de sua descendência nos trabalhos”, atesta Joice. A curadora também foi em busca de obras em parceria com as plataformas Feira na Rosembaun e Marcos 500
Ainda como parte da programação houve o lançamento do livro “Design e Economia Circular“, com concepção e coordenação editorial da própria Joice Joppert que é coautora do livro a convite da Editora SENAI SP
Curadora também realizou mostra em Milão
Em 2019 a Santa Luzia Redes e Decoração participou da Mostra Brazil Essentially Diverse – apresentada durante o Salão de Móvel de Milão, com 2.000m². A curadoria foi feita por Joice a convidada da Apex-Brasil. A mostra reuniu a diversidade da economia criativa brasileira com destaques em artesanato, artes folclóricas, design e atividades ligadas a música e gastronomia, com grande repercussão e abertura de negócios para os designers e empresas brasileiras.
Locais da mostra DESIGN ORIUNDI de 08 a 22 de novembro de 2020:
BY KAMY Alameda Gabriel Monteiro da Silva 1147
IDÁLIA Alameda Gabriel Monteiro da Silva 1998