A Santa Luzia Redes e Decoração, com sede em São Bento, PB, recebeu o reconhecimento no Prêmio Banco do Nordeste da Micro e Pequena Empresa em 2023 do Banco do Nordeste.
A entrega do troféu BNB 2023 ocorreu no auditório do Sebrae-PB, em João Pessoa, no dia 6 de outubro, e contou com presença de entidades parceiras e empresários da região metropolitana da capital.
Premiado na categoria Pequeno-Médio, Armando Dantas, diretor executivo da Santa Luzia, fez um resgate de quando iniciou as atividades até o trabalho atual integrado com o algodão orgânico, que agrega ainda mais valor aos produtos confeccionados com tear mecânico, manual e finalizado com o artesanato local.
A Santa Luzia se destacou pela sua inovação, compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento social, com sua significativa contribuição para a geração de empregos e renda em comunidades tradicional e de artesãos. Por isso, a empresa é lembrada como um exemplo inspirador. Além de gerar oportunidades de trabalho e renda para a população local, a Santa Luzia Redes e Decoração também desempenha um papel crucial na preservação e promoção da cultura e tradição regionais com Arranjos Produtivos Locais (APL) de cultura de algodão agroecológico e orgânico em parceria com comunidades tradicionais e agricultores assentados, além de artesanato produzido pelas mulheres em ambiente rural.
Sua presença ativa na comunidade não apenas fortalece o cenário econômico, mas também enriquece o tecido cultural e social da região. “Eu tenho um amor especial por esse trabalho que realizamos com as comunidades quilombolas para aquisição do algodão orgânico e que nos fez alcançar mais de 20 países com nossos produtos”, disse durante o evento da entrega do Prêmio BNB 2023.
De acordo com os critérios, a empresa foi reconhecida, principalmente, pelo crescimento obtido com a adoção de boas práticas de gestão e acesso ao crédito, além de geração de empregos, ações inovadoras, boa governança, respeito ao meio ambiente, crescimento e desenvolvimento após parceria com BNB.
A premiação recebida é um reflexo do compromisso contínuo da empresa em inovar, sustentar e impactar positivamente sua comunidade.
Os selecionados investiram recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) em seus negócios, acessando produtos e serviços financeiros do BNB. De acordo com o Banco do Nordeste, a Santa Luzia Redes e Decoração é um testemunho vivo do potencial das Micro e Pequenas Empresas para o desenvolvimento econômico e social da região.
O superintendente estadual do Banco do Nordeste na Paraíba, João Nilton Castro Martins, disse durante o evento: “Tivemos a apresentação de empresas de diferentes portes, mas que representam histórias de superação e lembramos que o crédito bem direcionado pode transformar a realidade não apenas de quem empreende, mas de uma comunidade inteira”, ressalta.
A comissão julgadora da premiação é composta por representantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de João Pessoa, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae-PB), Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), além de integrante do BNB.