A continuidade do sucesso do Projeto Algodão Agroecológico em Itatuba-PB foi assegurada em 11 de março de 2024 com a assinatura de um novo contrato de compra garantida pela Santa Luzia Redes e Decoração. O contrato, parte integrante do Projeto Algodão Agroecológico Ater Paraíba, lançado em 2023, reafirma o compromisso da empresa em promover o desenvolvimento econômico e social da região de Itatuba enquanto oferece estabilidade aos agricultores locais.

O primeiro contrato com os agricultores familiares que integram o Projeto Agrovila Águas de Acauã foi realizado em abril de 2023 e fomentou o plantio de área de 16 hectares também com fornecimento de sementes. A ação envolveu 30 famílias no cultivo feito em consórcio com milho e feijão e resultou em colheita de 10 toneladas de algodão realizada em setembro de 2023. A safra foi comprada pela indústria têxtil Santa Luzia Redes e Decoração para a produção de redes, mantas e almofadas. Saiba mais neste link.
Para o cultivo de 2024 já foram cadastradas 48 famílias que tem como objetivo produzir 20 toneladas de algodão em rama. Durante a assinatura do documento, Armando Dantas, diretor executivo da Santa Luzia, declarou ser uma honra fazer a parceria com os agricultores. “A expectativa é que a nossa indústria têxtil contribua com o desenvolvimento econômico da região, além de fomentar a expansão do cultivo do algodão que é um patrimônio cultural do nosso estado”, declarou.
Evento reuniu agricultores, movimento social e instituições públicas

O evento contou com representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer-PB), do governo do Estado, responsável pela assistência técnica, e da Prefeitura Municipal de Itatuba, comprometida com o corte de terra. A participação ativa dos agricultores da comunidade do Projeto Agrovila Águas de Acauã ressalta o engajamento e a determinação em fazer deste projeto uma história de sucesso.
O compromisso da Santa Luzia Redes e Decoração em adquirir a produção dá aos agricultores posição favorável para prosperar. Essa parceria fortalece a agricultura familiar, mas também reafirma o compromisso da empresa alinhada ao desenvolvimento sustentável promovendo o bem-estar das comunidades locais.

Assim, com o apoio da Santa Luzia Redes e Decoração, o Projeto Algodão Agroecológico Ater Paraíba 2024 avança com determinação e otimismo, guiado pela visão compartilhada de um futuro próspero e sustentável para Itatuba e suas comunidades agrícolas.