Santa Luzia comemora 32 anos produzindo artigos de decoração de forma orgânica e sustentável

 
O balanço das redes inspira-nos a descansar e aproveitar o momento. Dentro do turbilhão da vida contemporânea, é importante fazer uma pausa. Diminuir o ritmo para repensar metas e ser mais consciente. E é nos centros urbanos que as redes de dormir vêm ganhando mais espaço nos terraços e varandas dos apartamentos.
Neste contexto slow living, em que o modo de fazer é tão importante quanto o produto, a Santa Luzia Redes e Decoração comemora 32 anos produzindo artigos de decoração com matéria-prima ecológica em teares artesanais e mecânicos e acabamentos feitos à mão. São três décadas atuando com foco em produtos éticos e limpos. Um esforço que culminou em seis lojas próprias e uma loja virtual, dezenas de representantes e centenas de lojistas nacionais e internacionais.

Foco em sustentabilidade social, ambienta e cultural
Localizada em São Bento, na Paraíba, a tecelagem fabrica redes, mantas, xales, cortinas, almofadas, tapetes, jogos americanos entre outros produtos com duas matérias-primas essenciais: o algodão colorido natural orgânico certificado e também com fios de algodão reciclado e reconfigurados com PET (garrafas de refrigerantes e água). Os detalhes executados à mão por mulheres que produzem em suas próprias casas equacionando o trabalho cotidiano com a atenção aos filhos.
O algodão colorido, que já nasce em tons que vão do bege ao marrom, é cultivado em sistema de agricultura familiar, sem irrigação, garantindo economia de água de até 87,5% (Embrapa) até a etapa final do produto. O cultivo é feito na Associação dos Assentados Margarida Maria Alves em Juarez Távora – PB com contrato de compra garantida. “O valor pago por quilo da pluma é o maior do país. Trata-se reconhecer o valor do trabalho promovendo a permanência das famílias que vivem dignamente da produção rural”, explica Armando Dantas, diretor executivo da empresa.
Já os fios de algodão reciclados e reconfigurados com garrafas PET são feitos de sobras e retalhos de tecidos de algodão que são desfibrados e separados por cor para evitar tingimentos. “Trabalhamos intensamente para garantir a economia de água porque no nosso setor econômico, o impacto ambiental é devido ao uso da água e corantes”, ressalta Dantas.
A exigência dos consumidores pauta o aumento do consumo e contribui para o desenvolvimento e o investimento constante em design – um quesito da empresa que aposta em inovação e criação de produtos para se manter referência no mercado. Dantas se movimenta para também garantir outras certificações que vão além de produto orgânico e não tem medo do ampliar a demanda. “Ainda que nossos produtos tenham alma artesanal, nossa produção é em escala industrial”, conclui.

Curtiu o texto? Compartilha!

Facebook
Twitter
WhatsApp

Acesse nossas mídias sociais e fique por dentro de tudo o que acontece na Santa Luzia Redes e Decoração

© 2021 Santa Luzia Redes e Decoração. Todos os direitos reservados.