A Santa Luzia Redes e Decoração marcou presença no Green Nation Fest realizado de 24 a 27 de novembro no Museu do Amanhã e Pier Mauá, no Rio de Janeiro. O evento, que acontece a cada dois anos, tem como propósito engajar pessoas em torno do tema sustentabilidade.
A empresa de São Bento, na Paraíba, entrou como parceira no projeto com o objetivo de endossar o movimento. “Nossa proposta sempre foi a sustentabilidade. Nossos produtos têm como base o algodão colorido orgânico e também os fios reciclados feitos com algodão desfibrado e reconstituídos com garrafas pet”, explica Armando Dantas, CEO da Santa Luzia Redes e Decoração. Ele também ressalta a importância do trabalho de Marcos Didonet, idealizador e diretor do Green Nation. “O Didonet é um exemplo para todos nós. Ele começou este projeto quando ninguém acreditava no tema. E sustentabilidade não é um modismo, é uma necessidade humana”, diz.
O tripé da sustentabilidade
A sustentabilidade só existe a partir do triplé definido há 22 anos pelo britânico John Elkington: pessoas, planeta e negócios. “Sem planeta não há pessoas e sem pessoas não há negócios”, ele define. Ou seja, para produzir de forma sustentável é preciso pensar no aspecto ambiental, econômica e social. O processo produtivo da Santa Luzia Redes e Decoração segue esta orientação. “A nossa proposta sempre foi usar matéria-prima orgânica ou reciclada para produzir sem danos ambientais e aproveitar todos os resíduos para novos produtos. É importante ter atitude de respeito ao meio ambiente e aos trabalhadores. E garantir que a produção seja economicamente viável e socialmente justa para todos. Isso significa que todos os envolvidos na cadeia produtiva têm que ganhar”, explica Armando.
O convite para expor no Green Nation veio de Geni Rodio Ribeiro, conselheira do movimento e também consultora da Santa Luzia Redes e Decoração para o mercado internacional. Ela comenta que o movimento para a sustentabilidade deve se expandir e se tornar uma plataforma. “O objetivo é também aproximar as marcas sustentáveis dos grandes compradores do mercado”.
No Green Nation as redes da Santa Luzia Redes e Decoração foram espalhadas no cais do Pier Mauá. E na instalação “Ateliê Moda Sustentável” o algodão colorido e os fios reciclados estão ao lado de tecidos sustentáveis da empresa.
O evento tem programação extensa e intensiva, com palestras e debates, mas também tem de simuladores de passeios por geleiras a mostra de filmes. De acordo com Didonet, o festival tem como objetivo sensibilizar pessoas, empresas e organizações de maneira lúdica e interativa porque o entretenimento é uma excelente ferramenta para impactar pessoas sobre questões ambientais. “A intenção é mobilizar mais pela sensação do que pela informação”, conclui o diretor do Green Nation Fest.
Veja o vídeo oficial do evento: https://youtu.be/Qx102fhgttw