A nova coleção da Santa Luzia será apresentada ABUP Decor Show, Têxtil & Home de 4 a 7 de fevereiro no centro de eventos Pro Magno, em São Paulo. A feira é uma plataforma comercial direcionada exclusivamente para o setor de decoração, mesa posta e têxteis para a casa, e tem como público os profissionais lojistas, arquitetos e designers de interiores.
Em destaque no estande da Decor Show, estará a rede Giz (acima) que recebeu em 2023 o prêmio Excelência Artesanal da Paraíba da Secretaria da Economia Criativa de João Pessoa, em um evento na capital do Estado. Também estará à mostra a rede Trancê (abaixo), que ganhou em 2018 o prêmio Excelência Artesanal do Cone Sul da Craft World, evento promovido pela Unesco.
As peças da Santa Luzia são feitas exclusivamente com fios sustentáveis – reciclados e de algodão colorido natural e orgânico – feitas no tear manual e mecânico.
Nova coleção de redes faz menção à natureza e à ciência
A nova coleção reúne texturas inéditas e são apresentadas em seis famílias de produtos: Mangue, Terra Céu, Pau Brasil, Ama, Leveza e Giz, além das excepcionais redes DNA e Retalho e também a linha Decor 23 com peças como mantas e almofadas que reúnem as técnicas artesanais em sua máxima potência com ênfase no macramê, no crochê e no patchwork.
De acordo com o designer Romero Sousa, a coleção é resultado do projeto “Viagens Artesanais” que promoveu a cocriação de produtos com os arranjos produtivos no entorno da fábrica. “A ideia foi reforçar o DNA do produto feito à mão pela Santa Luzia, e estreitar os laços com os artesãos para celebrar o fim do isolamento imposto pela pandemia nos anos anteriores”, explica. A coleção envolve cerca de 600 famílias que estão até 400km no entorno da fábrica.
A coleção 2023 foi inspirada em temas locais, no entanto, a partir de um olhar global com menções à natureza e à ciência. O resultado reforça a proposta da Santa Luzia no nicho decoração sustentável. Como exemplo, a rede Mangue, referência aos bosques litorâneos, refúgio e berçário dos seres marinhos e que são fundamentais para regular o clima do planeta porque sequestram carbono. Ou mesmo a rede Ama, cuja composição de cores reflete a floresta amazônica com grafismos que remetem à pintura corporal dos povos originários.
Em outras peças, como a rede Giz o designer festeja a Caatinga como importante bioma para a manutenção das características climáticas locais e globais, além de destacar a poética da paisagem nordestina e seus tesouros como a chuva rara e tão importante no semiárido e locais como a Serra de Giz, em Pernambuco, que abriga um dos mais importantes sítios arqueológicos do Brasil.
A base da tecelagem são os fios sustentáveis
As redes são feitas com fios reciclados e fios orgânicos que dispensam tingimentos. O fio reciclado é feito a partir de sobras têxteis já separadas pela cor original. Os tecidos, após serem desfibrados, precisam de reforço para se tornarem novos fios. Isso só é possível com as fibras sendo fundidas com fios de garrafas pet (também recicladas). A partir disso os fios vão para os teares manuais e mecânicos da Santa Luzia Redes e Decoração.
Os fios de algodão natural e orgânico são obtidos por meio de cultivo com contrato de compra garantida na agricultura familiar. Os agricultores cultivam o algodão que já nasce colorido em tons de bege e marrom em áreas do semiárido e sem uso de aditivos químicos. Por não ser irrigado nem passar por tingimentos, a economia de água é de 87,5% comparado a um produto similar da indústria têxtil tradicional. “Esse projeto do algodão agroecológico é um orgulho e uma referência para o Mercosul, com visitas técnicas periódicas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO/ONU)”, comenta Armando Dantas, diretor executivo da Santa Luzia.
Participar da ABUP é sempre uma oportunidade de apresentar os lançamentos e ampliar a carteira de clientes, principalmente agora com o mercado aquecido. Na última edição compareceram compradores de mais de 30 países, com destaque para os situados nas Américas do Sul e Central. “Estamos prontos para atender as expectativas dos clientes e ansiosos pela realização de grandes negócios”, conclui o diretor.
ABUP Decor Show, Têxtil & Home
De 4 a 7 de fevereiro
Centro de Eventos Pro Magno
Avenida Profa. Ida Kolb, 513 – Jardim das Laranjeiras, São Paulo – SP.
Térreo (anexo) Avenida B Rua 01/Rua 03 – Estante 071