Fios sustentáveis
Com matriz no semiárido – uma região de clima seco e quente e de baixo índice pluviométrico no Nordeste do Brasil — a Santa Luzia produz peças de decoração com foco na sustentabilidade. Por isso, trabalha apenas com duas matérias-primas: o algodão colorido orgânico e o algodão reciclado — insumos que não necessitam de água. Saiba mais:
O algodão colorido é cultivado na Paraíba sem aditivos químicos e certificado como produto orgânico pela Ecocert. O manejo agroecológico não causa impacto nem na saúde dos trabalhadores nem no meio ambiente. Por não ter cultura irrigada nem passar por tingimentos, as peças criadas pela empresa geram 87,5% de economia de água em seu processo produtivo.
O algodão reciclado também não passa por tingimentos. Ele é feito a partir de sobras têxteis. Estes resíduos são separados por cor e desfibrados. Como neste processo as fibras ficam curtas, para se tornarem fios novamente é preciso fundir o algodão (80%) com poliéster (20%), obtido a partir de garrafas PET recicladas.