Em janeiro de 2016 a Santa Luzia Redes e Decoração recebeu a visita de João Pimenta que veio a Paraíba conhecer algumas etapas da cadeia produtiva do algodão orgânico colorido. Recepcionado por Armando Dantas (CEO), na sede da empresa, localizada na cidade de São Bento no sertão paraibano, o estilista conheceu os produtos feitos com matérias primas sustentáveis, algodão orgânico colorido e algodão reciclado.
A finalidade da sua visita foi desenvolver, junto com equipe técnica da fábrica, os tecidos que foram usados na coleção exclusiva para a Natural Cotton color – NCC Ecobrands, uma empresa paraibana com sede em João pessoa e parceira da Santa Luzia Redes e Decoração.
Trabalhamos juntos com a Natural Cotton Color desde a plantação do algodão até a distribuição de produtos têxteis em feiras internacionais como a Natural Products Expo West, nos EUA”, explicou Dantas.
Para o CEO da Santa Luzia foi um prazer receber a visita técnica de João Pimenta, figura destacada no competitivo mercado da Moda que exibe suas criação, entre outros eventos, na São Paulo Fashion Week – SPFW. O que mais surpreendeu Dantas foi “conhecer o homem simples e humilde por trás do profissional. Pude vê-lo envolvido com tudo e muito tocado com todo o processo produtivo e o fazer artesanal”, disse.
João Pimenta interagiu com os artesãos para conhecer suas técnicas alem de procurar conhecer ainda mais sobre algodão colorido orgânico. Ele foi muito atencioso com todos e, a cada descoberta, elogiava: “o que vocês fazem é uma obra de arte”. Para o anfitrião, uma das cenas mais marcantes foi quando o estilista observou uma artesã fazendo a varanda da rede, em macramê, nó a nó, à mão. “Naquele momento ele ficou parado, calado e muito pensativo: jamais pensei que era feito assim, nunca pensei em conhecer tudo isso”, comentou.
Armando Dantas ressaltou que foi uma grande experiência acompanhar o processo criativo do estilista João Pimenta. “Ele mergulha em seus sentimentos para criar e desenvolver o que sonha e deseja. Em alguns momentos ele parecia viajar no tempo”. Dantas relata que, em um determinado momento, João Pimenta procurava algum tecido entre os que foram disponibilizados para ele e estavam empilhados e arrumados,
Porém, de repente, em um canto da sala ele avistou uma rede do tipo cadeira, pra nós esquecida, desimportante. João foi até ela e disse: ‘é isso o que eu quero’. Todos ficaram realmente encantados porque aquele foi um dos primeiros tecidos que produzimos. Só depois o estilista soube que isso foi há quase 30 anos. Imagine a emoção que passamos”.
A presença do estilista João Pimenta foi importante para todos da Santa Luzia Redes e Decoração. Foi um aprendizado para toda a equipe. Possibilitou rever a própria produção através do olhar de um artista sensível, criativo e de apurado senso estético. “Todos passaram a olhar de forma diferente para o próprio trabalho”, disse Armando Dantas.