O Banco do Brasil – BB, por meio da presidenta Tarciana Medeiros, expôs casos de empresários e empresas brasileiras que expandiram seus negócios e, com isso, tiveram papel transformador na vida das pessoas em sua comunidade. O vídeo denominado “Presidenta Tarciana: resultados 2023 BB” inclui desde o fomento à cultura e ao esporte, até o apoio ao desenvolvimento de pequenos e médios negócios citando a agricultura familiar e o comércio de bens e de serviços.
Um dos casos de sucesso é o da empresa Santa Luzia Redes e Decoração localizada em São Bento, na Paraíba. Armando Dantas, diretor executivo da empresa, deu o seu depoimento: “Nós trabalhamos com fios orgânicos e reciclados e levamos a oportunidade a inclusão social. Hoje já são 13 municípios e três estados com pessoas fazendo o acabamento das varandas das redes de dormir. Se não fosse a parceria com o BB nós não teríamos como fazer isso”, comentou.
A Santa Luzia une a tecelagem com o trabalho artesanal e, além disso, planta o algodão orgânico em parceria com os agricultores familiares.
A empresa vai além da produção de artigos de decoração como redes, mantas e almofadas. Tem como missão a sustentabilidade ambiental, social e econômica. Ganhou destaque em evento nacional do Banco do Brasil realizado em fevereiro por seu desempenho e, também, pela inclusão das mulheres do meio rural na indústria têxtil com a finalização artesanal das peças feitas em suas próprias casas. Assim, demonstra também a sua contribuição na preservação da cultura local e na geração de renda, realizando sonhos de muitos dos envolvidos na cadeia produtiva.
Wander Justino, gerente do BB em São Bento, complementa: “Eu fico muito feliz em poder contribuir com a fábrica Santa Luzia. Juntos, nós buscamos crédito para apoiar no crescimento da empresa e para desenvolver economia local.
Na narrativa, a presidenta destaca que o banco apoia as pessoas, as empresas, os produtores rurais e toda cadeia produtiva. “Com isso incentivamos o desenvolvimento do nosso país”, diz. Como exemplo de incentivo citou a linha de crédito vinculada ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) que ajuda na preservação de empregos, além do programa “Primeira Exportação” em parceria com Apex Brasil.
O vídeo também destaca o papel do fomento para a sustentabilidade. “O Banco do Brasil tem um papel de indutor das melhores práticas sustentáveis e apoiamos nossos clientes a migrarem para modelos de negócios mais verdes”, diz a presidenta, agradecendo ao time de mais de 85 mil profissionais espalhados pelo país e pelo mundo. “Eles não medem esforços todos os dias para fazer um Banco do Brasil ainda mais relevante próximo na vida das pessoas”. E conclui afirmando que o BB é um banco disponível com a cara de cada um. “É pensado para quem é fã de app e para quem não abre mão do relacionamento humano”.
A Santa Luzia agradece ao BB por facilitar nosso acesso ao crédito no âmbito do sistema financeiro para expandir o negócio exportando hoje para mais de 20 países. E também agradece pela oportunidade de mostrar o seu trabalho e inspirar outros empresários. A Santa Luzia se orgulha de produz para uma venda global, trazendo benefícios no desenvolvimento local.